Milli Modas

Milli Modas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Menina morre após tomar remédio errado durante crise de asma

Andriza Oliveira da Silva precisava inalar um broncodilatador (Foto: Reprodução/RBS TV)

Uma adolescente de 14 anos morreu na segunda-feira dia 14 após ter inalado um remédio errado durante uma crise de asma. O corpo de Andriza Oliveira da Silva foi enterrado na terça-feira dia 15 em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde ela morava.

A garota precisava inalar um bronco dilatador, mas acabou usando, na nebulização, um colírio para glaucoma, que faz o efeito contrário. "O medicamento provoca obstrução dos brônquios, diminui a eficiência do trabalho cardíaco e pode dar complicações cardiovasculares", explica a farmacologista Leila Moreira.

O colírio foi comprado por uma irmã de Andriza, de 10 anos, enquanto a mãe estava no trabalho. "A receita foi levada com um bilhete com o nome do remédio, que não tinha nada a ver com o que retornou à residência da menina", diz o primo de Andriza, Rodrigo Barbosa da Silva.

A família registrou um boletim de ocorrência sobre o caso. A polícia também pediu ao Instituto Geral de Perícias laudos complementares sobre o que provocou a morte da adolescente. A certidão de óbito diz que ela foi vítima de um "edema pulmonar agudo", ou seja, excesso de líquido nos pulmões provocado por insuficiência cardíaca. Entretanto, o documento não esclarece se o uso da medicação errada pode ter influenciado para que isso ocorresse. O texto apenas informa que esses exames devem ficar prontos em 3 meses.

A delegada vai ouvir a vendedora e a farmacêutica. Além disso, já ouviu informalmente o dono da farmácia. O proprietário não foi localizado para comentar o ocorrido. Já a rede da qual a farmácia é associada disse que está ciente do fato, mas ainda não divulgou uma posição oficial.

Blog do Odecy Guilherme
Fonte G 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário