Milli Modas

Milli Modas

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Madeira ilegal é apreendida em municípios do nordeste do Pará




Uma carga de madeira equivalente a uma área maior que 70 campos de futebol foi apreendida nos municípios de Paragominas e Tomé-Açú, no nordeste do Pará.

Os 2,9 mil m³ de madeira serrada e em toras foram obtidos por meio de atividades ilegais de desmatamento e foram flagrados durante ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizada no mês de agosto. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (2).

Segundo a Semas, a madeira apreendida envolve aproximadamente 50 espécies diferentes. Três empresas, duas sediadas em Tomé-Açú e uma em Paragominas, estão envolvidas com as atividades ilegais.

No primeiro município foi constatado que as madeireiras tinham mais cargas do que o saldo informado no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora), além de estocarem espécies diferentes das declaradas.

No segundo município em questão, a secretaria identificou a falta de movimentação no Ceprof desde 2014 por uma madeireira e enviou equipes até o local para averiguar se havia alguma movimentação física, quando constataram o ilícito ambiental.

As empresas foram autuadas e serão suspensas no Sistema de Cadastros de Consumidores de Produtos Florestal (Ceprof) e, assim, impedidas de comercializar produtos de origem florestal. Os trabalhos de fiscalização estão sendo intensificados pela Semas desde o início do ano.

G 1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário