Milli Modas

Milli Modas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Carceragem de Castanhal é demolida

O fim de um pesadelo. Em Castanhal, nordeste do Estado, a carceragem da sede da Superintendência Regional da Zona do Salgado (SRZS) foi demolida na manhã de terça-feira (31).

Ao longo dos últimos anos a superlotação nas quatro delegacias de Castanhal resultou em dezenas de tentativas e várias fugas concretizadas. Agora o município será o primeiro no interior do Estado a desativar as carceragens nas delegacias locais.

Profissionais da Prefeitura de Castanhal estão trabalhando na desativação das celas. A ação será feita por etapas. Nesta primeira os presos que ocupavam as quatro celas da SRZS começaram a ser transferidos ainda no mês de março para o Sistema Penitenciário.

A meta é de que as celas demolidas deem espaço a outros setores da Polícia Civil que visam à melhoria no atendimento ao público.

O projeto prevê a criação do setor de identificação (onde serão expedidas as carteiras de identidade) e a implantação do novo Centro de Informações e Operações (Ciop) que passará a contar brevemente com o sistema de monitoramento de vídeo com 16 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

No lugar das antigas celas apertadas e impróprias para abrigar os presos, serão criadas salas específicas e adequadas onde os infratores permanecerão na delegacia somente até a finalização do processo do flagrante. Em seguida eles serão encaminhados para o Sistema Penitenciário.

A segunda etapa da ação prevê a transferência dos presos abrigados na 12ª Seccional do Jaderlândia e na Divisão de Homicídios do Apeú, para que posteriormente a demolição das carceragens seja efetivada.

Segundo o superintendente regional do Salgado, delegado Edivaldo Lima, a iniciativa vai resolver em definitivo o problema da superlotação nas delegacias locais e concretizará um antigo anseio da população.

“Nas últimas semanas foram transferidos 87 presos da delegacia. Todos os presos a partir de agora já estão autorizados a serem recebidos pela Cadeia Pública. Eu penso que no menor tempo possível a gente já esteja sem os presos nas delegacias de Castanhal”, afirmou o delegado. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário