
O diretor executivo da Hydro, Svein Richard, que está no Pará para avaliar os empreendimentos da multinacional no estado, fez uma visita ao governador Simão Jatene para mostrar o desenvolvimento dos projetos que estão sendo executados em território paraense. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 5, no Palácio do Governo.
Segundo Richard, a empresa, que tem 110 anos de fundação, trabalha com uma visão de longo prazo, investindo em negócios sustentáveis que permitam a manutenção das operações por um longo período de tempo. No Pará, a multinacional enfrenta o desafio de produzir de forma sustentável.
“Queremos que a política da empresa esteja sempre alinhada às políticas de preservação ambiental do governo do Estado. Se vamos continuar aqui nos próximos 40 anos, precisamos nos adequar às estratégias e iniciativas prioritárias, de médio e longo prazo, pensadas para o desenvolvimento econômico do Pará”, reiterou.
Para Simão Jatene, é importante que as empresas estabeleçam uma relação harmônica entre o desenvolvimento de suas atividades e a preservação do meio ambiente. Na ocasião, o governador disse que reconhece o compromisso genuíno da Noruega, país de origem da empresa Hydro, com a preservação das florestas e as questões climáticas, o que tranquiliza a equipe governamental com relação ao compromisso da multinacional nesses dois sentidos.
“Sabemos da importância do setor mineral em nosso estado, mas não é qualquer atividade nesse segmento que nos interessa. Temos clareza que a atividade econômica precisa ser eficiente, mas também precisamos agregar qualidade ao desenvolvimento desse setor, para que a atividade seja um vetor na construção de uma economia sustentável, que gere emprego e renda para a nossa gente”, destacou o governador.
A Hydro atua no Pará com a extração de bauxita nos municípios de Paragominas e Oriximiná (Mineração Rio do Norte); com refinaria de alumina (Hydro Alunorte) e fabricação de alumínio (Albras), estas últimas instaladas no município de Barcarena; além do escritório sede da primeira vice-presidência executiva não norueguesa da Hydro no mundo, localizado em Belém.
Também participaram da reunião o vice-presidente executivo da Hydro, Alberto Fabrini; o diretor de Relações Governamentais e Comunicação, Anderson Baranov, e o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki.
Dani Filgueiras
Gabinete do Governador/Agência Pará de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário