Milli Modas

Milli Modas

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Prefeito que arrasou Timboteua quer voltar



Nova Timboteua, município situado no nordeste paraense, vive dias de extrema dificuldade. Completando uma semana como prefeito interino, o vice-prefeito Adeilsom Silva (PPS), 36, diz estar tomando medidas drásticas para conseguir dar conta do básico com os recursos que a prefeitura tem em caixa. As ações incluem até mesmo o fechamento temporário de metade das secretarias. 

Luiz Carlos Castro (PTB), eleito chefe do Executivo municipal em 2012, foi afastado do cargo pela Justiça Estadual na quarta passada (26), por crimes de improbidade administrativa pelo período de 180 dias. Ele tenta, em segunda instância, conseguir liminar para retornar ao posto. 

Adeilsom lembra que essa não é a primeira vez que Castro é forçado a sair da prefeitura. Em janeiro de 2015, ele ficou 117 dias afastado. O vice-prefeito também assumiu o município na ocasião. “Naquela época, os moradores ficaram bastante revoltados, ameaçaram quebrar o prédio da prefeitura se ele não saísse. Tenho medo do que pode acontecer se ele voltar”, admite o gestor, que consta na Justiça Eleitoral como candidato a vereador de Nova Timboteua para as eleições de outubro. Luiz Castro não é candidato à reeleição, mas apoia Manoel Nogueira, candidato a prefeito da cidade pelo PSDB.

SITUAÇÃO DIFÍCIL

As coisas estão bem piores agora, segundo o vice-prefeito. O maquinário está todo quebrado; prédios públicos estão tomados pelo mato e escolas estão desativadas, porque as salas de aula estão lotadas de morcegos. Além disso, há servidores com mais de 2 meses de salários atrasados, e há quem já tenha saído há meses e não recebeu um tostão. “Toda a administração está prejudicada. Me reuni com secretários e decidi deixar funcionando somente as secretarias de Saúde; Educação; Assistência Social; Obras e Finanças”, relata Adeilsom, explicando a medida tomada para economizar ao máximo os recursos que há na cidade. 

“Pegamos a prefeitura com R$ 142 mil em caixa e mais de 50 contas relacionadas ao funcionamento do município, a pagar”, conta. Só a folha de pessoal ultrapassa o valor de R$ 1 milhão por mês. Anteriormente, a gestão do prefeito de Nova Timboteua já era acusada de atos de má administração, como atraso no pagamento dos salários dos servidores. A reportagem tentou contato com o prefeito afastado, mas o telefone celular dele estava fora de área.

AFASTADO 

Prefeito é acusado de várias irregularidades

- Violar princípios administrativos
- Causar lesão ao erário
- Cometer fraude em licitação pública
- Irregularidades em contratos e dano ambiental



(Carolina Menezes/Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário